domingo, 22 de novembro de 2015

A Viagem Transatlantica



Nossos antecedentes cruzaram o mar para estabelecer-se em novas terras, buscando uma melhor qualidade de vida, contudo, ate chegarem em solo gaucho eles tiveram uma longa trajetoria que podia durar ate mais de dois meses. Deste tempo, pode-se contar aproximadamente 20 dias na viagem transatlântica. Eram, na verdade, os melhores dias da viagem, uma vez que ao contrario do que se costuma falar sobre, havia pelo menos o mínimo para a vida seguir, como comida e aquecimento, tendo como base que nem sempre eles encontravam isso nas viagens fluviais regionais, sejam elas ate Hamburgo na Alemanha, seja após o desembarque no Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul.

E essa viagem transatlântica será a abordagem do post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as viagens, as estruturas dos navios e os ambientes encontrados por nossos antepassados, as informações coletadas ate o momento nos dão conta tão somente sobre os dados de imigração das famílias Drechsler, Hanel e Wille, mas pode-se afirmar categoricamente que as viagens “enfrentadas” pelas demais famílias não foram diferentes e contaram com os mesmos desafios.

A família Drechsler partiu de Hamburgo na data de 01/06/1858 no Vapor Maria, capitaneado pelo Sr, Schwank. Este navio possuía três distintas classes, sendo que a grande maioria acabava embarcando mesmo na terceira classe. Na foto abaixo podemos ver a lista de passageiros da viagem em que a família Drechsler veio ao Brasil. A lista acabou fechada com o numero de 103 passageiros, sendo 63 do sexo masculino e 40 do sexo feminino. A família Drechsler esta relacionada na segunda metade, sendo ali os primeiros nomes descritos.


A família Hanel deixou o continente europeu também pelo porto de Hamburgo, contudo isso aconteceu na data de 20/08/1877, no Vapor Montevideo, que tinha como capitão o Sr. Kiel. Com relação a esta família nos possuímos um pouco mais informação, onde na primeira foto verificamos a listagem da saída dos imigrantes na Alemanha e na segunda temos então a entrada deles no rio de janeiro. Aproveito aqui também para, na terceira foto postar o registro de nascimento de Maria Hannel, Mae de Maria Francisca Drechsler, que casou com Konrado Drechsler.




A família Wille, a exemplo das demais famílias, deixou o velho continente pela cidade de Hamburgo, contudo para isso embarcou no Vapor Neptun, na data de 18/04/1859, sob responsabilidade do capitão Worthmann. Neste navio partiram do porto de Hamburgo o montante total de 88 pessoas, o que significa que acabou fazendo paradas em outros portos captando mais imigrantes. Aqui abaixo temos a lista dos passageiros.



Vale aqui também a informação de que a maioria dos navios transatlânticos da Companhia Hamburg-Sudbrasilien (a antecessora da internacionalmente conhecida Hamburg-Sud) foram posteriormente vendidos a companhia italiana que promoveu a imigração italiana de Genova, o que permite afirmar que os alemães fizeram o “test-drive” dos navios para a posterior utilização pelos italianos (desculpe-me, mas não pude deixar de citar esta informação).
Enfim, apesar de uma muito dura viagem, ela aconteceu de forma que a extrema maioria dos imigrantes chegaram razoavelmente saudáveis, apesar dos testenhunhos de piolhos, carrapatos e pulgas que acabaram sendo dissiminadas nos navios.

Com relação a navegação de cabotagem, alimentação e pragas abordarei num próximo post. Aguardem!!!! Ate logo pessoal...

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os Ramm e os Drechsler



Nao e segredo para ninguem que a familia Drechsler teve uma forte ligação com a família Ramm, tanto e que tres irmãos Drechsler casaram com três irmãos Ramm. Mas antes de entrar nas historias mais recentes com relação a estes primos-irmaos vamos voltar um pouco mais ao passado e falar um pouco sobre uma curiosidade que seguramente ate então estava esquecida em meio aos livros de registros de nascimentos da Linha Imperial em Nova Petrópolis.

Analizando os livros podemos concluir que os integrantes das famílias Ramm e Drechsler já iniciavam seus laços históricos antes mesmo de posteriormente irem viver na Linha Marcondes, pelo menos e isso que nos dizem os registros  201 e 203 do final do ano de 1898 dos livros de nascimentos de Nova Petropolis. Roberto Drechsler (filho de Carl Gustav) compareceu ao cartório para registrar seu filho Carlos que recebeu o registro numero 201, um dos irmãos de Konrado Drechsler, que viria a ser pai dos três filhos que vieram a casar-se com as três filhas de Gustavo Ramm e Elsa Suckow, esta que foi registrada sob o numero 203 no Livro da Linha imperial quando seu pai Paulo Suckow (filho de Guilherme e Doris Suckow) casado com Laura Suckow (filha de Carlos e Frederica Pottratz), compareceu ao mesmo cartório para efetuar o registro de sua filha.

Pois bem, muitos anos se passaram e estas duas famílias voltaram a se cruzar, agora tendo como seus patriarcas, de um lado Konrado e Maria Francisca Drechsler e de outro Carlos Ramm e Mathilda Wille e tambem seu filho Gustavo e Elsa Ramm alem de Emilio Weber casado com Elsa Ramm (irma de Gustavo). Naquele canto da Linha Marcondes o cupido distribuiu flachadas quando os seis marmanjos, mais do que espertos Carlos, Emilio e Theobaldo Drechsler, filhos de Konrado Drechsler, e , conquistaram os corações das jovens, lindas e apaixonadas Ida, Selma e Anna Ramm (respectivamente). E tambem Edvino Drechsler (filho de Konrado) se casou com Anilda Weber (filha de Elsa Weber, que era Ramm de solteira), e lembrando ainda que outros dois filhos de Konrado, Alberto e Selma, casaram com os filhos de Carlos Ramm e irmao de Gustavo Ramm, Alfredo e Paulina. Ufa, esse relacionamento de Drechsler e Ramm e tao poderoso que e ate um teste pra neuronio nenhum botar defeito.

O tempo foi passando e e estes três casais permaneceram radicados no Rio Grande do Sul, mas isso não foi o mesmo que ocorreu com todos os integrantes das famílias Drechsler e Ramm.  Alguns filhos de Konrado Drechsler e de Carlos Ramm acabaram migrando para o Parana, que foram o Ervino, o Edvino e a Lina Drechsler, já outro irmão Alberto acabou radicando-se na cidade de Porto União no estado de Santa Catarina. Os patriarcas Konrado e Maria Francisca também foram morar em Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Ipira, na linha Mambuca. Foi inclusive naquele estado em que ocorreu a, provavelmente, mais memorável de todas as celebrações da Familia.

Que celebração!!!! Se você não estava La com certeza já ouviu falar dessa festa onde alguns Drechsler do Sul viajaram amontoados na carroceria de um caminhão por muitas horas para alcançar a localidade onde seria celebrado as Bodas de Ouro de Konrado e Maria Francisca. E a família estava toda reunida, e como não podia ser diferente estavam todos em suas roupas confeccionadas especialmente para aquela ocasião tão importante. Este dia ainda e muito recordado nas conversas e memórias familiares.

Felizmente dessa data tão importante restaram algumas fotografias como podemos ver abaixo esta a família toda reunida no local da celebração.



Temos também abaixo a foto com Konrado e Maria Francisca Drechsler e todos os seus filhos, da esquerda para a direita ( Edvino, Carlos, Ervino, Alberto, Theobaldo, Emilio, Erminda, Selma, Lucinda, Lina e Selvina:




Também Temos gratamente a foto reunindo todos os filhos e também as noras e genros, incluindo os seis irmaos Drechsler casados com os dois irmaos e quatro sobrinhos Ramm.
Em pé, no alto, da esquerda para a direita: Anilda Weber e Edvino Drecksler, Erminda Drecksler e Arno Wenz, Elma Zimmermann e Ervino Drechsler, Selvina Drechsler e Sebaldo Weber, Lucinda Drechsler e Felipe Klemann;
Em pé, no meio, da esquerda para a direita: Lina Drechsler e Ervino Krause, Ida Ramm e Carlos Drechsler, Ana Ramm e Teobaldo Drechsler, Selma Ramm e Emílio Drechsler.
Sentados, da esquerda para a direita: Paulina Ramm e Alberto Drechsler, Maria Francisca Krüger e Conrado Drechsler (pais) e Selma Drechsler e Alfredo Ramm


Bem essa foi uma pequena pincelada na historia baguncada da relacao dos Drechsler com os Ramm, e gostaria de agradecer muito a querida Alice Drecksler, sem as informacoes dela, inclusive as fotos, o post de hoje nao teria tao ricos detalhes.

Em breve teremos mais pessoal, ate logo.